sábado, 10 de julho de 2010

Popó: “Quero ser campeão de votos”

Por Luciana Marques

Aposentado, o ex-boxeador Acelino Freitas, o Popó, quer um novo cargo. E, desta vez, longe dos ringues. Inspirado no vice-presidente, José Alencar, ele vai disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PRB na Bahia. Até 2008, ele havia estudado somente até a quarta série do primário. Hoje, com 31 anos, cursa o segundo semestre de direito. Não tem projetos, mas já sabe o que quer: “Ser campeão também de votos”.


Por que decidiu se candidatar?

Eu sempre gostei da política. Eu cheguei a ser, em 1997, secretário de esporte, só que eu não pude fazer aquilo que eu gostaria de fazer, que era o esporte como inclusão social. Então, eu me decepcionei muito com aquela área que eu trabalhei. Eu poderia fazer mais, eu tenho projeto social. Eu sei o que é tirar garotos de rua. Eu sei o que é tirar um garoto que está roubando a mão armada. Eu sei o que é tirar garoto traficando no bairro e regenerar esse garoto através do esporte.

Já elaborou projetos?

Ainda não. Vou parar, pensar, fazer, escrever e digitalizar tudo direitinho meus pensamentos, minhas propostas. Eu sou uma pessoa que, no âmbito da educação, eu estudei pouco, estudei até a quarta série do primário até dois anos atrás. Aí fiz supletivo para ensino médio, ensino fundamental, recuperei essa área minha. Fiz vestibular, passei em direito e agora estou no segundo semestre.


Como pretende fazer a campanha?

No corpo a corpo, batendo de porta em porta, não posso prometer nada, porque ainda não tenho nada para prometer. É falar que me deem um voto de confiança, como muitas vezes me deram um voto de confiança me assistindo nas lutas, torcendo, vibrando. Na política, eu não vou entrar para sobreviver. Eu vivo muito bem. Mudar a cara, todo o ano são os mesmos, as caras são as mesmas, os discursos são os mesmos. Tentar fazer algo diferente nesse país.

Você se inspirou em algum político para se candidatar?

Tem uma pessoa que é referência muito grande para mim como ser humano, como uma pessoa batalhadora pela vida, que é o José Alencar. Só em saber que ele é um vice-presidente da república e saber que a luta dele pela vida é tão significativa para gente. A gente não dá valor a muitas coisas e através do testemunho dele a gente pode dar valor à vida. Ele está lá sendo perseverante, sendo encorajado cada dia mais.

Acredita que puxará votos para o PTB?

A minha idéia é ser campeão também de votos ajudando meu partido.

Nenhum comentário: